LIVE PROTOCOL
EET--:--:-- edition--.--.--

Mae denuncia violencia obstetrica em Suzano apos filha ferida no parto

Mae denuncia violencia obstetrica em Suzano apos filha ferida no parto

Uma mulher identificada como Julia afirma ter sofrido violencia obstetrica em uma maternidade de Suzano, na Grande Sao Paulo, em um parto em que a filha recem-nascida ficou ferida. O hospital abriu uma sindicancia interna e a policia investiga o caso como lesao corporal.

Uma mulher identificada como Julia afirma ter sofrido violencia obstetrica em uma maternidade de Suzano, na Grande Sao Paulo, em um parto em que a filha recem-nascida acabou ferida. Segundo o relato apresentado a Record News, o atendimento foi marcado por falhas, e o caso agora e alvo de uma sindicancia interna do hospital e de uma investigacao policial.

De acordo com Julia, com as dores cada vez mais intensas e sem evolucao no procedimento de parto normal, ela foi levada para a sala onde teria o bebe. No meio do caminho, as enfermeiras pararam no corredor porque ela estava tendo contracoes, momento em que ela teve uma crise de ansiedade. A mae afirma que uma enfermeira chegou a dizer que, se ela continuasse daquela forma, mataria a propria filha.

Durante o procedimento, foi preciso usar um forceps, instrumento que ajuda na saida do bebe em parto normal quando ha necessidade medica. A tecnica e empregada ha decadas e segue diretrizes precisas, sendo muitas vezes responsavel por salvar o bebe. Neste caso, porem, a recem-nascida acabou tendo ferimentos na cabeca, registrados em fotos guardadas pela familia.

Outro ponto questionado foi a demora em um exame. De acordo com o relato, um raio-x havia sido solicitado pelo medico, mas nao foi realizado na hora, sendo feito somente 24 horas depois. Julia deixou o hospital dois dias apos o nascimento da filha, ainda inconformada com a forma como o parto havia sido conduzido.

Apos a alta, Julia procurou uma delegacia e registrou um boletim de ocorrencia. Ao passar pelo exame de corpo de delito no IML, foi orientada a buscar atendimento medico imediato. Por causa da experiencia anterior, ela voltou ao mesmo hospital e gravou o audio da consulta medica, em uma tentativa de documentar o atendimento que estava recebendo.

O atendimento foi feito pelo mesmo medico que havia conduzido o parto. Questionado, ele inicialmente negou ter realizado o procedimento, mas, diante da insistencia, confirmou e disse que ate lembrava a forma como ela havia chegado ao quarto. Julia afirma ter sido vitima da chamada violencia obstetrica, que ocorre, por exemplo, quando a mulher sofre humilhacoes, ofensas, e tratada com grosseria, tem duvidas ignoradas ou e submetida a procedimentos sem a devida explicacao ou consentimento.

Procurado, o medico preferiu nao se pronunciar. Em nota, o Hospital e Maternidade de Suzano informou que abriu uma sindicancia interna para apurar a denuncia, com analise baseada no prontuario, nos registros do atendimento e nos protocolos da instituicao. Ja a Secretaria de Seguranca Publica afirmou que o caso e investigado pela delegacia de Suzano como lesao corporal.

Loading article...