Uma ação de fiscalização de grande alcance mirou o comércio ilegal de cigarros eletrônicos no Brasil. Segundo a reportagem, uma operação da Receita Federal, com a participação de técnicos da Anvisa, apreendeu produtos em estabelecimentos comerciais de 14 estados e no Distrito Federal, em um esforço coordenado contra a venda irregular desse tipo de item.
A operação envolveu um grande número de agentes públicos. Segundo a reportagem, a ação contra o comércio ilegal mobilizou mais de 150 auditores da Receita Federal, além de técnicos da Anvisa, o que indica a dimensão da fiscalização e o envolvimento de diferentes órgãos no combate à comercialização desses produtos.
Em São Paulo, a fiscalização teve um ponto de concentração específico. Segundo a reportagem, a operação se concentrou em um shopping no centro da capital paulista, onde pelo menos nove lojas que comercializavam cigarros eletrônicos e outros produtos ilegais foram alvo da ação dos agentes. Quando os fiscais chegaram, houve tumulto, e uma pessoa acabou detida.
Os números da apreensão chamaram a atenção. Segundo a reportagem, foram apreendidos 400 aparelhos celulares e uma carga avaliada em mais de 4 milhões de reais. Vários comerciantes foram abordados durante a ação, e um deles carregava uma sacola com cerca de 200 mil reais em espécie no momento da fiscalização.
Além dos produtos expostos nas lojas, os agentes localizaram material escondido. Segundo a reportagem, durante a ação os fiscais encontraram 10 mil dispositivos avaliados em 700 mil reais guardados no compartimento de um carro, um indício de que parte do estoque era mantida fora das prateleiras para escapar da fiscalização.
Ao final da operação, as autoridades adotaram medidas sobre os pontos de venda. Segundo a reportagem, as lojas que vendiam cigarros eletrônicos foram interditadas e os produtos recolhidos, em uma ação que reforça a preocupação das autoridades com a circulação desses itens, cujo conteúdo pode representar risco para quem os consome.
