A Dinamarca registrou o seu dia mais quente em mais de um século e meio, em meio à onda de calor que atinge a Europa. Os termômetros no país chegaram a 37 graus.
Segundo o Instituto Meteorológico Dinamarquês, trata-se do dia mais quente desde o início das medições, em 1874, ou seja, em mais de 150 anos de registros.
Com a nova marca, a Dinamarca superou o recorde anterior, de 36,4 graus, que havia sido alcançado em agosto de 1975. O patamar histórico foi atingido em plena onda de calor.
A nova marca superou o recorde anterior por uma diferença de seis décimos de grau. Os 37 graus registrados ficaram acima dos 36,4 graus que vigoravam como o pico histórico do país.
O recorde derrubado resistia havia cerca de meio século, desde agosto de 1975. Até agora, nenhum outro dia havia sido tão quente na Dinamarca em mais de um século e meio de medições.
O patamar foi atingido em meio à onda de calor que atinge a Europa. A temperatura excepcional levou os termômetros dinamarqueses a um nível sem precedentes na série histórica iniciada em 1874.
O registro do Instituto Meteorológico Dinamarquês confirma a dimensão do calor que chegou ao país. A nova máxima passa a ser a referência mais alta já medida na Dinamarca desde o começo dos registros.
