LIVE PROTOCOL
EET--:--:-- edition--.--.--

Policia Federal destroi 29 bases de garimpo ilegal no Rio Madeira

Policia Federal destroi 29 bases de garimpo ilegal no Rio Madeira

A Policia Federal e o Ibama destruiram 29 bases de extracao irregular de ouro no Rio Madeira, em Rondonia. Alem das bases, foram destruidas embarcacoes e motores usados na extracao clandestina. A investigacao agora busca identificar os responsaveis pelos garimpos, numa regiao da Amazonia muito procurada por garimpeiros e onde o uso de mercurio contamina os rios.

A Policia Federal destruiu 29 bases de extracao irregular de ouro no Rio Madeira, em Rondonia, numa acao de combate ao garimpo ilegal na Amazonia. Segundo a Record News, a operacao mirou estruturas que vinham sendo usadas para retirar minerios de forma clandestina em uma das regioes mais afetadas por essa atividade no pais.

A acao foi conduzida em conjunto pela Policia Federal e pelo Ibama. Alem das 29 bases, a operacao destruiu embarcacoes e motores, equipamentos centrais para o funcionamento dos garimpos instalados ao longo do rio e usados na extracao clandestina de minerios como o ouro.

Os alvos das explosoes foram justamente os equipamentos que sustentam a atividade irregular. Ao inutilizar embarcacoes, motores e bases de apoio, as autoridades buscam interromper a logistica que permite a continuidade do garimpo em pontos de dificil acesso da floresta.

Com as estruturas destruidas, a Policia Federal agora tenta avancar na investigacao. O objetivo e descobrir quem sao os responsaveis pelos garimpos no Rio Madeira e identificar as conexoes do esquema, incluindo o destino do dinheiro movimentado pela extracao ilegal.

O garimpo na regiao traz consequencias ambientais graves. Durante a extracao ilegal de minerios, substancias toxicas como o mercurio sao lancadas na agua, contaminando o meio ambiente em torno do Rio Madeira e dos cursos d'agua menores que cortam a floresta.

Esse mercurio, usado para separar o ouro, acaba atingindo a cadeia alimentar. Quando lancado em igarapes e rios, ele pode ser absorvido por peixes e, ao ser consumido por animais ou pessoas, representa um risco direto a saude das populacoes que vivem e se alimentam na regiao.

A bacia do Rio Madeira e uma das areas da Amazonia mais procuradas pelos garimpeiros, em grande parte pela dificuldade de fiscalizacao na imensidao da floresta. A operacao desta sexta-feira reforca o esforco das autoridades para conter o avanco da extracao ilegal em um territorio vasto e de monitoramento complexo.

Loading article...