O governo brasileiro confirmou que dois brasileiros morreram em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. Segundo a reportagem, a confirmação trouxe para o Brasil um capítulo direto da tragédia que abalou o país vizinho, ao registrar entre as vítimas pessoas de nacionalidade brasileira que estavam na região no momento dos tremores.
As autoridades brasileiras deram alguns detalhes sobre quem são as vítimas. Segundo a reportagem, o Itamaraty informou que os dois mortos são uma mulher e um homem, mas optou por não divulgar as informações pessoais dos falecidos, preservando a identidade das vítimas neste primeiro momento.
Diante das mortes, a diplomacia brasileira passou a atuar junto aos familiares. Segundo a reportagem, o Itamaraty afirmou que está prestando assistência consular às famílias dos brasileiros mortos, um tipo de apoio prestado pelo país a seus cidadãos e parentes em situações de emergência no exterior.
As mortes se inserem em um cenário de destruição mais amplo na Venezuela. Segundo a reportagem, elas ocorreram em meio à sequência de dois fortes terremotos que provocaram destruição generalizada no país, com o impacto mais intenso nas áreas mais atingidas, onde prédios desabaram e equipes seguem em busca de sobreviventes.
Além de tratar das vítimas, o Brasil sinalizou que pretende participar da resposta à catástrofe. Segundo a reportagem, mais cedo o presidente Lula afirmou que o Brasil vai ajudar na reconstrução da Venezuela, indicando que o apoio brasileiro não se limitará ao momento imediato do resgate.
O governo também detalhou um primeiro envio concreto de ajuda. Segundo a reportagem, Lula anunciou que mandaria no dia seguinte um avião KC-390 com 36 bombeiros e quatro técnicos da Defesa Civil Nacional, com a missão de apoiar as operações de socorro às vítimas no território venezuelano.
