Um caso de agressão dentro de uma unidade de saúde gerou indignação na zona sul de São Paulo. Segundo o relato, uma paciente identificada como Jaqueline Camilo da Cunha, de 35 anos, foi agredida por um segurança em uma unidade de pronto-atendimento no bairro Campo Limpo. As imagens do flagrante mostram o momento em que a situação saiu do controle e provocou tumulto no corredor do local.
O motivo que levou a vítima até a unidade naquele dia estava ligado a um atendimento anterior. De acordo com as informações, Jaqueline procurou o pronto-atendimento para tirar dúvidas sobre uma medicação que havia recebido ali mesmo um dia antes. No boletim de ocorrência, ela relata que apresentava um quadro de infecção e que recebeu os remédios prescritos por uma médica na própria unidade.
Depois de ser medicada, a situação dela se complicou já em casa. Conforme o relato, Jaqueline foi para casa após o atendimento, mas passou a ter uma reação alérgica. Preocupada, ela chegou a procurar outra UPA perto de onde mora para tentar entender o que havia acontecido com o seu quadro de saúde antes de retornar ao local do primeiro atendimento.
Ao verificar os documentos, a paciente teria se deparado com uma falha grave. Segundo o relato, ao olhar a receita do dia do atendimento, Jaqueline levou um susto, pois a medicação registrada estaria no nome de outro paciente, e não no dela. Foi nesse contexto, ao tentar esclarecer o suposto erro de identificação, que a confusão na unidade começou.
O momento de maior gravidade foi registrado em vídeo e chocou pela violência. De acordo com as imagens, houve primeiro um empurrão e, em seguida, um soco no rosto da paciente, desferido pelo segurança, que a deixou atordoada. A cena gerou tumulto entre as pessoas que estavam no corredor do pronto-socorro e provocou forte reação de quem acompanhava a situação.
Após ser agredida, a vítima decidiu buscar as autoridades para formalizar a denúncia. Conforme o relato, Jaqueline foi direto para a delegacia e registrou um boletim de ocorrência sobre o episódio. Segundo ela, acabou saindo da unidade de saúde em uma situação pior do que quando chegou, somando ao problema com a medicação a agressão sofrida dentro do local.
