O abalo que sacudiu a Venezuela não ficou restrito ao país vizinho e chegou a ser percebido em solo brasileiro. Segundo a reportagem, o forte terremoto foi sentido na região norte do Brasil, em cidades como Manaus e Belém, levando moradores e autoridades a reagirem com cautela diante da força do tremor que atravessou as fronteiras.
No âmbito do governo federal, a reação inicial foi de acompanhamento da situação, ainda sem uma manifestação formal. Segundo a reportagem, o Itamaraty oficialmente ainda não se pronunciou, mas fontes indicam que o governo brasileiro já monitora o caso e que, até o momento, não há informação de vítima brasileira ligada ao terremoto.
Em uma das capitais onde o tremor foi percebido, a administração municipal veio rapidamente a público. Segundo a reportagem, em Belém, no Pará, o prefeito Igor Normando afirmou pelas redes sociais que a Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com a Defesa Civil Estadual, está acompanhando a situação após o tremor ser sentido na cidade.
A principal medida prática adotada na capital paraense foi a retirada preventiva de pessoas de algumas edificações. Segundo a reportagem, por precaução, alguns prédios nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira foram evacuados para avaliação, em uma ação voltada a garantir a segurança dos moradores diante de eventuais riscos estruturais.
Junto às evacuações, as autoridades locais reforçaram um apelo à tranquilidade da população. Segundo a reportagem, a orientação é manter a calma e seguir as recomendações dos órgãos responsáveis, enquanto a Prefeitura e as defesas civis seguem monitorando a situação e adotando todas as medidas consideradas necessárias no momento.
O impacto do tremor sobre a sensação de segurança também apareceu em outra grande cidade do norte do país. Segundo a reportagem, há relatos de moradores de Manaus que decidiram deixar suas casas depois do tremor, em um movimento de cautela semelhante ao registrado em Belém após o abalo originado na Venezuela.
